ladob

A beleza da pessoa com deficiência

Por Dra. Dariene Rodrigues

A beleza das pessoas na maioria das vezes se apresenta de forma sutil, de uma maneira  exótica, escondida nos traços dos olhos, na maneira de  olhar, muitas vezes contundente, no contorno da boca,  no sorriso, na forma do nariz,  no movimento dos cabelos, e isso não é diferente numa pessoa com deficiência.

Nem sempre é um conjunto harmonioso, pois a falta de algum membro ou mesmo a dificuldade na locomoção, por puxar de uma perna ao andar, ou estar em uma cadeira de rodas, com escoliose acentuada, atrofia dos membros, leva o deficiente a não oferecer um atrativo físico muito forte ao primeiro olhar, sem contar que alguns deficientes acabam adquirindo uma certa obesidade por falta de constante movimentação e por ter a mobilidade reduzida (como no uso de cadeira de rodas, por exemplo).

A simpatia e o carisma tornam-se características marcantes e cativantes na maioria dos deficientes. A experiência de vida faz com que sejam mais sensíveis à dor alheia, amáveis e carinhosos.

Alguns deficientes se endurecem mais nesse processo, e buscam a reclusão, e podem se deprimir.

O sofrimento pela perda, na maioria das vezes, reforça o caráter, acelera o amadurecimento e fortalece a identidade.

Fica a dica! O convívio com outros deficientes é extremamente saudável para troca de informações.

A higiene, a boa aparência e a boa apresentação vão continuar sendo o seu cartão de visitas; uma barba bem feita, os cabelos bem tratados, os dentes bem cuidados, unhas bem cortadas, uma maquiagem, uma roupa bacana e bem passada, cores coordenadas, um sapato confortável e é claro um sorriso no rosto. Além de uma boa dose de humildade lhe abrir muitas portas ou todas elas.

Fonte: Lado B Moda Inlcusiva

SUPER PROMOÇÃO! Calças e bermudas adaptadas que promovem conforto e facilidades da hora de realizar o cateterismo ou suo de calça plástica (fralda).

super-desconto-ladob

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *