Cadeirante direitos e voo2-08

A importância dos exercícios abdominais para os deficientes

Por Dra. Dariene Rodrigues

Os exercícios abdominais são normalmente realizados pela maioria das pessoas que frequentam academias ou realizam atividades físicas com objetivo estético, a fim de conseguirem uma “barriga chapada” ou “barriga tanquinho”. No entanto, existem funções importantes dos músculos abdominais que podem ser desconhecidos e que são de extrema importância para a postura, funcionamento do organismo e auxiliam nas atividades de vida diárias.

O abdômen é composto pelos seguintes músculos abdominais: reto, oblíquos (interno e externo), transverso e piramidal, localizados na região ântero-lateral do tronco. Veja a imagem abaixo:

abdominais

Alguns benefícios dos exercícios abdominais:

-Proporcionam um ajuste musculoesquelético (ossos e músculos) para manutenção da boa postura e do equilíbrio para realização das atividades cotidianas;

-Previne o aparecimento de desvios posturais, tais como: lordoses, hérnia de disco, compressões discais, osteófitos marginais (“bicos de papagaio”), que resultam em dores na coluna;

-Participam na respiração (expiração), na micção, na defecação e no parto normal.

Há vários exercícios para a região abdominal e alguns não são indicados, se existir algum problema na coluna. Por isso, é necessária uma avaliação física para que seja montado um programa de treinamento individualizado e personalizado, referente à execução correta dos movimentos, as repetições; as cargas, o descanso para recuperação muscular, evitado danos maiores para a coluna e buscando o objetivo esperado.

Também é importante enfatizar que os exercícios abdominais não eliminam gordura localizada (barriga). Eles são como todos os outros músculos do nosso corpo, e para que exista ganho de massa muscular devem ser estimulados. Já a eliminação da gordura localizada deverá acontecer com uma reeducação alimentar associada á prática de exercícios físicos adaptados regulares (aeróbicos/musculação).

IMPORTANTE:

Peça orientação de um profissional de saúde ou profissional de educação física para execução dos exercícios abdominais.

 

CARTÃO DE PRESENTE! Uma ótima opção para presentear seu amigo com 1 Bermuda Adaptada e Personalizada da Lado B Moda Inclusiva.

Cartao presente-02

2 thoughts on “A importância dos exercícios abdominais para os deficientes”

    1. Seja bem vinda Heronilda!
      Neste caso você deverá contar com a ajuda de uma segunda pessoa para que a mesma possa “segurar ou apoiar” as suas pernas (manter os joelhos dobrados e apoiados sobre a superfície) para que consiga fazer os movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *