ladob-dicas

Exercícios de alongamento, equilíbrio e coordenação para cadeirantes

Por Dra. Dariene Rodrigues

Seguem alguns exercícios de alongamento, equilíbrio e coordenação, que deverão ser realizados diariamente para diminuir a sobrecarga, dores musculares, espasmos, melhorar o equilíbrio, a coordenação e a respiração das pessoas com deficiência física, que fazem o uso de cadeira de rodas.

Eles poderão ser realizados de forma ativa, pelo próprio indivíduo ou de forma assistida, ou seja, contando com a ajuda de um cuidador.

ex-1.9        ex-1.10

Objetivo: Alongamento da coluna.

Posição: Sentado na cadeira ou na  cadeira de rodas (use os freios para travar), dobre o tronco (flexione a coluna) para frente, tentando apoiar no chão. Mantenha a posição por cerca de pelo menos, 20 segundos. Sinta alongar os músculos da coluna.

Orientação: Repita o movimento por pelo menos 3 vezes.

ex-1.4          ex-1.3

Objetivo: Alongar a coluna lombar

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com as pernas e braços esticados ao longo do corpo. Traga os membros inferiores, dobrados até a altura do tórax e mantenha a posição por alguns segundos.

Orientação: Faça 2 séries com 10 repetições cada.

ex-1.20             ex-1.21

Objetivo: Alongar a coluna, trabalhar o equilíbrio e a coordenação.

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com as pernas dobradas e braços abertos e esticados ao longo do corpo. Realize o movimento de rotação do quadril de um lado para o outro. Caso seja necessário solicite a ajuda de um cuidador para apoiar os pés.

Orientação: Faça 2 séries com 10 repetições cada.

ex-1.4           ex-1.5

Objetivo: Alongar a coluna, trabalhar o equilíbrio e coordenação.

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com os braços esticados ao longo do corpo e as pernas dobradas e afastadas. Caso seja necessário, solicite a ajuda de um cuidador para apoiar os pés. Eleve o quadril da cama e mantenha por alguns segundos e depois retorne a posição.

Orientação: Faça 2 séries com 10 repetições cada.

ex-1.11         ex-1.12

Objetivo: Alongar os músculos abdominais.

Posição: Deitado na posição ventral (de barriga para baixo), com as pernas  unidas e esticadas ao longo do corpo. Realize o movimento de elevação do tronco e mantenha por alguns segundos. Caso seja necessário solicite a ajuda de um cuidador para apoiar os pés.

Orientação: Faça 5 séries com 1 repetição cada.

ex-1.14          ex-1.13

Objetivo: Alongar os músculos da região anterior da coxa.

Posição: Deitado na posição ventral (de barriga para baixo), com as pernas  unidas e esticadas ao longo do corpo. Puxe uma das pernas ou um dos pés em direção ao glúteo, tentando encostá-lo. Mantenha por alguns segundos. Posteriormente realize o mesmo movimento com a outra perna ou pé. E depois retorne a posição inicial. Caso seja necessário solicite a ajuda de um cuidador para apoiar os pés.

Orientação: Faça 5 séries com 1 repetição cada.

ex-1          ex-1.1

Objetivo: Alongar os membros superiores e a coluna

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com as pernas e braços esticadas ao longo do corpo. Eleve o braço e rotacione para trás, mantendo-o esticado até encostar na cama.

Orientação: Faça 3 séries com 1 repetição cada.

ex-1.15 ex-1.16 ex-1.17

Objetivo: Alongar a coluna, membros superiores e trabalhar a respiração.

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com os braços e pernas esticados ao longo do corpo. Eleve os braços esticados acima da cabeça. Associe ao movimento a inspiração (“puxando o ar para dentro dos pulmões”). Posteriomente, abaixe os membros superiores, esticados ao longo do corpo. Associe ao movimento a expiração (“solte o ar dos pulmões”).

Orientação: Faça 1 série com 10 repetições.

ex-1.18          ex-1.19

Objetivo: Alongar a coluna, membros superiores e trabalhar a respiração.

Posição: Deitado na posição dorsal (de costas), com as pernas dobradas e contando com o auxílio de um bastão, eleve os membros superiores para cima e para trás até encostar na cama. Associe ao movimento a inspiração (“puxando o ar para dentro dos pulmões”). Posteriomente, abaixe os membros superiores, esticando-os até os joelhos. Associe ao movimento a expiração (“solte o ar dos pulmões”).

Orientação: Faça 2 séries com 10 repetições.

ex-1.8 ex-1.7 ex-20

Objetivo: Equilíbrio e coordenação de tronco e quadril.

Posição:

1° Movimento: Sentado sobre as pernas, com os braços esticados a frente do corpo. Eleve para frente e para cima o tronco, mantendo os braços esticados (posição de gato). Mantenha a posição por alguns segundos.

2° Movimento: Na posição de gato, transfira o peso do corpo de um lado para o outro sobre os membros superiores. Realize o movimento por algumas vezes, sem deixar “cair” o quadril.

3° Movimento: Na posição de gato, mantenha os braços esticados e movimente lateralmente os quadris.

Posteriomente retome a posição sentada.

Orientação: Faça 1 série com 10 repetições.

 

Já conhece as calças e bermudas adaptadas e personalizadas com a tecnologia do JEANS MEGAFLEX da Lado B Moda Inclusiva? Confira!

PARCELE

2 thoughts on “Exercícios de alongamento, equilíbrio e coordenação para cadeirantes”

  1. Muito legal o trabalho de vocês,é uma pena que não si encaixa a minha realidade,pois só tenho os movimentos do braço esquerdo e gostaria de trocar informações com pessoas que estão vivendo da mesma maneira e que não tem muitos recursos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *