RIMG_7187

STDS realiza 2º Concurso Ceará Moda Acessível

Com o objetivo de apresentar roupas para pessoas com diversos tipos de deficiência, levando a mistura das tendências nacionais com a criatividade cearense e, especialmente, a acessibilidade às passarelas, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), realizou nesta quarta-feira, 16, o 2º Concurso Ceará Moda Acessível. “Lançamos um desafio para os profissionais de moda cearenses: pensar a moda com o conceito de acessibilidade. O que essa roupa tem que facilita o meu vestir? A produção de peças desenvolvidas para pessoas com deficiência é um nicho de mercado que precisa ser explorado”, explicou a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Como parte da preparação para o desfile que encerrou o 2º Concurso Ceará Moda Acessível, o Cepid realizou, durante os meses de agosto e setembro, capacitação de 70 pessoas: 28 no curso de Modelo e Manequim, 18 na área de Fotografia e 24 no curso de Maquiagem. Os alunos trabalharam na produção e na cobertura do evento. Para a estudante Deborah Oliveira, 20, aluna do Cepid em outras duas ocasiões nos cursos de Inglês e Auxiliar Administrativo, acrescentar ao currículo o curso de Modelo e Manequim foi especial. “É muito bom pensar que esse concurso e esse desfile, do qual vou participar, foram criados para abranger a minha limitação física e as limitações de tantas outras pessoas”, afirmou a estudante.

Criatividade

Participaram do concurso 17 estudantes de instituições técnicas ou de ensino superior e profissionais formados na área de Moda, dos quais cinco tiveram trabalhos selecionados. As criações foram apresentadas durante o 31º Ceará Summer Fashion (CSF).

Em primeiro lugar, com a coleção Cores de Frida, ficou o designer Gleyson Portela. Os designers Aleson Pinho e Jária de Araújo ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. O 2º Concurso Ceará Moda Acessível contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

Promovido pelo Maraponga Mart Moda (MMM), o Ceará Summer Fashion apresenta em sua 31° edição, além das criações acessíveis, as Coleções Verão 2016 e conta com a participação de 300 marcas de todos os segmentos da moda.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *